quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

IELTS

Então, fiz meu IELTS no dia 07 desse mês, só estava com preguiça de escrever sobre. Lá vai minha impressão sobre essa prova.

Speaking:

Primeiro eu fiz o speaking, foi marcado pra um dia antes do resto das bandas. Cheguei lá no lugar (Cultura Inglesa do Centro, foi legal se sentir meio que em casa) e já tinha um monte de gente esperando, todos nervosos e conversando. Cada um que saía a gente perguntava qual foram os temas e etc. Foi legal, ninguém tava torcendo pro outro se dar mal, estavam todos tentando se tranquilizar e relaxar. Saiu um menino que o tema geral dele foi 'Livros e leitura', ia surtar se esse fosse meu tema, não ia calar a boca nunca e me daria muito melhor com certeza se eu tivesse pegado esse tema, super fácil pra mim.

Enfim, chegou minha vez. Você entra numa salinha com um professor ou professora, que pode ser britânico ou não. A minha era Brasileira mesmo. Ela se apresenta, pede sua identidade e fala que vai gravar sua prova. Depois começa a fazer perguntas gerais, de onde você é, se estuda ou trabalha, coisas assim.

Aí ela começou a perguntar de televisão, se eu gostava e tal, mas eu quase não assisto e não gosto muito, aí ela falou pra mudarmos de assunto e ficamos falando sobre culinária, se eu gosto de cozinhar, quem cozinha na minha casa e porque. Coisas simples. Ela perguntou também de presentes, se eu gostava de dar presentes e porque e qual foi o último presente que eu ganhei, de quem e se eu tinha gostado. Aí termina a parte 1, que é assim, de perguntas gerais.

Na parte 2 ela me deu um papel com uma pergunta e tópicos a serem respondidos, como 'quando', 'com quem', 'porque'... e eu tinha que falar entre 1 e 2 minutos sobre o assunto. Nessa parte é um monólogo mesmo, pra mim foi a parte mais difícil e dei uma travadinha legal, porque eu não sabia mais o que eu podia falar sobre o assunto, que foi muito subjetivo (odeio temas subjetivos, nunca sei o que falar). Ela me deu um papel onde eu podia anotar o que eu precisasse, tive um tempo de um minuto para preparação. Meu tema era 'Uma coisa recente que te fez feliz'. Sou muito objetiva com as minhas respostas, então já tinha respondido tudo do papelzinho em uns 40 segundos, ai ferrou, não sabia mais o que falar sobre o assunto, hahahahahhaha. Perdi uns bons pontos nessa parte.

Na parte 3 ela continua falando sobre o assunto do papel, no meu caso sobre felicidade. Perguntou se dinheiro traz felicidade, se era importante ser feliz no trabalho.. Foram perguntas que era necessário desenvolver melhor a resposta.

Depois disso ela diz que o teste acabou e deseja um bom fim de semana, hahahahhaha. Foram uns 15 minutos de teste, por aí.

Minha ordem de dificuldade foi parte 1 < parte 3 < parte 2

No dia seguinte voltei lá pra fazer o resto das bandas.

Listening:

O listening foi primeiro. E definitivamente foi a parte mais difícil. O listening é beeeeem corrido. São 4 partes, em cada parte te dão um tempinho pra ler as perguntas antes de começar o áudio, pelo que eu me lembre um minuto. Depois disso eles saem falando, e ai de você se não acompanhar. Tem que marcar as respostas ao mesmo tempo que ouve o áudio, isso complica muito, porque eu nunca sabia se já estava na questão de baixo ou se eu tinha perdido alguma coisa. Pra piorar não é múltipla escolha (geralmente é 'complete com até duas palavras e/ou um número') e o áudio nunca fala a frase como está na resposta, é tudo parafraseado. O áudio em si e bem tranquilo de entender, o triste é fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. E também não é aquele tipo de informação que dá pra gravar e responder as questões depois, aparecem coisa como completar com um número de telefone ou a soletração de um nome de rua. Nessa parte você escreve as respostas no caderno de questões e depois tem 10 minutos pra passar pro cartão resposta.

Reading:

Depois é o reading. 3 textos enooormes (que eu senti necessidade de ler melhor do que fiz no TOEFL) e 40 questões sobre eles, umas 13/14 de cada texto. No mesmo estilo do listening, complete com um número, com até duas palavras, correlacione as frases referentes aos números com os parágrafos do texto... coisas nada simples quando você não tem muito tempo. Consegui fazer dois textos tranquila, o terceiro tive que correr muito e não deu tempo de fazer direito. Uma hora pra fazer tudo E passar pro cartão resposta, eles não dão tempo extra pra isso.

Writing:

Por último é o writing. São dois textos, um de 150 e outro de 250 palavras se não me engano. O segundo vale duas vezes mais que o primeiro, então comece por ele. Se não me engano é uma hora pros dois, 20 minutos pro primeiro e 40 pro segundo (que você organiza como quiser na verdade). O primeiro é sempre um gráfico/tabela/esquema para você descrever, é bem tranquilo, só aprender algum vocabulário útil que tá tranquilo. Eu peguei uma tabela que mostrava a quantidade de pessoas que utilizavam cada tipo de meio de transporte em 1997 e 2007 numa cidade da Europa. O segundo é pra você explicar dois lados de um assunto e depois dar sua opinião. O meu foi sobre línguas que poucas pessoas falam, que alguns achavam que o governo tinha que investir para salvar essas línguas e que outros achavam que não. Tema ruim pra caramba, mas consegui escrever bastante sobre até, graças a minha milagrosa criatividade momentânea, hahahahaha. Terminei a última palavra do meu texto no último segundo, com a mulher falando pra largar o lápis.

Então, essa foi minha impressão sobre o IELTS, qualquer hora eu faço um texto comparando com o TOEFL já que agora tenho as duas experiências. Amanhã saem minhas notas, estou muuito ansiosa.

Ps. Aaaaa é, fui homologada pela minha faculdade, menos uma etapa :D