quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

IELTS

Então, fiz meu IELTS no dia 07 desse mês, só estava com preguiça de escrever sobre. Lá vai minha impressão sobre essa prova.

Speaking:

Primeiro eu fiz o speaking, foi marcado pra um dia antes do resto das bandas. Cheguei lá no lugar (Cultura Inglesa do Centro, foi legal se sentir meio que em casa) e já tinha um monte de gente esperando, todos nervosos e conversando. Cada um que saía a gente perguntava qual foram os temas e etc. Foi legal, ninguém tava torcendo pro outro se dar mal, estavam todos tentando se tranquilizar e relaxar. Saiu um menino que o tema geral dele foi 'Livros e leitura', ia surtar se esse fosse meu tema, não ia calar a boca nunca e me daria muito melhor com certeza se eu tivesse pegado esse tema, super fácil pra mim.

Enfim, chegou minha vez. Você entra numa salinha com um professor ou professora, que pode ser britânico ou não. A minha era Brasileira mesmo. Ela se apresenta, pede sua identidade e fala que vai gravar sua prova. Depois começa a fazer perguntas gerais, de onde você é, se estuda ou trabalha, coisas assim.

Aí ela começou a perguntar de televisão, se eu gostava e tal, mas eu quase não assisto e não gosto muito, aí ela falou pra mudarmos de assunto e ficamos falando sobre culinária, se eu gosto de cozinhar, quem cozinha na minha casa e porque. Coisas simples. Ela perguntou também de presentes, se eu gostava de dar presentes e porque e qual foi o último presente que eu ganhei, de quem e se eu tinha gostado. Aí termina a parte 1, que é assim, de perguntas gerais.

Na parte 2 ela me deu um papel com uma pergunta e tópicos a serem respondidos, como 'quando', 'com quem', 'porque'... e eu tinha que falar entre 1 e 2 minutos sobre o assunto. Nessa parte é um monólogo mesmo, pra mim foi a parte mais difícil e dei uma travadinha legal, porque eu não sabia mais o que eu podia falar sobre o assunto, que foi muito subjetivo (odeio temas subjetivos, nunca sei o que falar). Ela me deu um papel onde eu podia anotar o que eu precisasse, tive um tempo de um minuto para preparação. Meu tema era 'Uma coisa recente que te fez feliz'. Sou muito objetiva com as minhas respostas, então já tinha respondido tudo do papelzinho em uns 40 segundos, ai ferrou, não sabia mais o que falar sobre o assunto, hahahahahhaha. Perdi uns bons pontos nessa parte.

Na parte 3 ela continua falando sobre o assunto do papel, no meu caso sobre felicidade. Perguntou se dinheiro traz felicidade, se era importante ser feliz no trabalho.. Foram perguntas que era necessário desenvolver melhor a resposta.

Depois disso ela diz que o teste acabou e deseja um bom fim de semana, hahahahhaha. Foram uns 15 minutos de teste, por aí.

Minha ordem de dificuldade foi parte 1 < parte 3 < parte 2

No dia seguinte voltei lá pra fazer o resto das bandas.

Listening:

O listening foi primeiro. E definitivamente foi a parte mais difícil. O listening é beeeeem corrido. São 4 partes, em cada parte te dão um tempinho pra ler as perguntas antes de começar o áudio, pelo que eu me lembre um minuto. Depois disso eles saem falando, e ai de você se não acompanhar. Tem que marcar as respostas ao mesmo tempo que ouve o áudio, isso complica muito, porque eu nunca sabia se já estava na questão de baixo ou se eu tinha perdido alguma coisa. Pra piorar não é múltipla escolha (geralmente é 'complete com até duas palavras e/ou um número') e o áudio nunca fala a frase como está na resposta, é tudo parafraseado. O áudio em si e bem tranquilo de entender, o triste é fazer milhões de coisas ao mesmo tempo. E também não é aquele tipo de informação que dá pra gravar e responder as questões depois, aparecem coisa como completar com um número de telefone ou a soletração de um nome de rua. Nessa parte você escreve as respostas no caderno de questões e depois tem 10 minutos pra passar pro cartão resposta.

Reading:

Depois é o reading. 3 textos enooormes (que eu senti necessidade de ler melhor do que fiz no TOEFL) e 40 questões sobre eles, umas 13/14 de cada texto. No mesmo estilo do listening, complete com um número, com até duas palavras, correlacione as frases referentes aos números com os parágrafos do texto... coisas nada simples quando você não tem muito tempo. Consegui fazer dois textos tranquila, o terceiro tive que correr muito e não deu tempo de fazer direito. Uma hora pra fazer tudo E passar pro cartão resposta, eles não dão tempo extra pra isso.

Writing:

Por último é o writing. São dois textos, um de 150 e outro de 250 palavras se não me engano. O segundo vale duas vezes mais que o primeiro, então comece por ele. Se não me engano é uma hora pros dois, 20 minutos pro primeiro e 40 pro segundo (que você organiza como quiser na verdade). O primeiro é sempre um gráfico/tabela/esquema para você descrever, é bem tranquilo, só aprender algum vocabulário útil que tá tranquilo. Eu peguei uma tabela que mostrava a quantidade de pessoas que utilizavam cada tipo de meio de transporte em 1997 e 2007 numa cidade da Europa. O segundo é pra você explicar dois lados de um assunto e depois dar sua opinião. O meu foi sobre línguas que poucas pessoas falam, que alguns achavam que o governo tinha que investir para salvar essas línguas e que outros achavam que não. Tema ruim pra caramba, mas consegui escrever bastante sobre até, graças a minha milagrosa criatividade momentânea, hahahahaha. Terminei a última palavra do meu texto no último segundo, com a mulher falando pra largar o lápis.

Então, essa foi minha impressão sobre o IELTS, qualquer hora eu faço um texto comparando com o TOEFL já que agora tenho as duas experiências. Amanhã saem minhas notas, estou muuito ansiosa.

Ps. Aaaaa é, fui homologada pela minha faculdade, menos uma etapa :D



quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Resultado TOEFL

Dia 19 saiu meu resultado do TOEFL, exatamente 10 dias corridos depois de eu ter feito a prova.

Resultados:
Reading: 21
Listening: 17
Speaking: 15
Writing: 15
Total: 68

Então, fiquei extremamente surpresa com meu 15 no speaking, porque, como eu disse no outro post, eu fui muuuito mal. Beleza, não vou pra lugar nenhum com essa nota, mas era mais do que eu esperava e me fez ficar mais confiante pra arrasar no IELTS. Esperava um pouquinho mais no listening e no writing, partiu estudar mais pro IELTS.

Notas mínima desse edital pro TOEFL:
Direto: 72 com mínimo de 18 R 17L 20S 17W.
PSE: 62 com mínimo de 8R 12L 17S 14W (3 ou 6 meses dependendo da pontuação).

É isso, ainda bem que tenho outra chance :)
Foca no 6,0 em cada banda (o mínimo sem PSE é 5,5).

sábado, 9 de novembro de 2013

TOEFL

Hoje foi minha prova do TOEFL, estou aqui para contar minha terrível experiência. Lembrando que isso é muito pessoal, vai de cada um.

Ok, em geral é uma prova bem fácil se você pensar friamente, fácil mesmo. Pena que a parte do 'friamente' não se aplica a mim, já que fico muuuito nervosa em provas.

Time, time, time... i hate it.

Vamos por partes:

Reading: 
Em geral essa parte foi bem tranquila, três textos grandes sobre assuntos que eu nunca tinha lido na vida.
Tópicos:
- Espécie de peixe que evoluiu para o primeiro animal terrestre;
- Um tipo de "cobertura" do fundo do mar (tipo uma grama marinha);
-
O que eu fiz:
No primeiro texto segui o que o livro que eu estava usando pra estudar ensinou, ler a primeira frase dos parágrafos e primeira e última da conclusão e passar o olho no resto. Acabou que eu li duas vezes o texto, porque quando você vai fazer as questões aparece uma setinha pra indicar sobre qual parágrafo a pergunta se refere. Então nos outros dois textos eu pulei para as perguntas direto e fui lendo de acordo com as perguntas. Achei tranquilo e funcionou pra mim.
Olha, fiquei tão complexada com essa história de fazer rápido que sobraram quase 8 minutos no final pra dar uma revisada. Resolvi refazer a última questão de cada texto (essas valem mais).
Importante lembrar que nessa parte você pode ir e voltar nas questões o quanto quiser.

Listening:
Foram três partes, em cada parte eu ouvi uma conversa (aluno e professor) e duas aulas sobre diferentes assuntos. Então acaba que são três conversas e seis aulas ao todo. São 10 minutos para responder cada parte, somando 30 minutos. Eles não contam o tempo enquanto você está ouvindo. Senti que a dificuldade aumentava a cada parte e também achei as conversas muito mais fáceis de entender do que as aulas. Mas no geral é tranquilo de entender. A dificuldade que eu tive nessa parte foi a de me manter concentrada até o fim, porque os assuntos nem sempre foram interessantes pra mim.
Tópico das conversas:
- Pesquisa sobre o comportamento dos alunos na biblioteca;
- Exposição dos trabalhos de arte dos alunos;
- Grupo de culinária no campus;
Tópico das aulas:
- Nanotecnologia para criar uma proteção hidrofóbica;
- Características do anfiteatro grego;
- Aurora Boreal;
- Construção de barragens;
-
-
Nessa parte não tem muito o que fazer, ouvir e responder as questões, lembrando que elas não voltam... É permitido fazer anotações, fiz algumas, mas no geral preferi usar a boa e velha memória curta. O tempo deu certinho pra mim, sobraram alguns segundos de cada parte só.

Speaking:
Meu terror, minha desgraça e o que vai fazer eu não conseguir a pontuação suficiente e ficar dependendo totalmente do IELTS (minha esperança agora).
Sempre foi minha parte fraca se tratando de inglês, porque sou muito tímida e tenho muito medo de falar besteira, então fico tentando pensar no que seria certo ao mesmo tempo que tenho que falar e tal... Nunca dá certo, eu sei. Além de tudo meu nervosismo não colabora. E TEM UM CRONÔMETRO NA SUA CARA TE MOSTRANDO SEU TEMPO ACABANDO ENQUANTO VOCÊ SE ENROLA PRA FALAR. Simplesmente esse método não funcionou pra mim, falar não é exatamente minha melhor habilidade, mas do jeito que eu fui eu não sou não... Eu não conseguia terminar uma frase de tanto nervoso. Foi horrível e estou muito decepcionada comigo mesma por ter sido tão afetada pelo nervosismo assim.
Tópicos:
- Trabalho que você já teve ou gostaria de ter;
- Opinião sobre se as crianças devem aprender a escrever normalmente ou se devem aprender a digitar;
- Dizer qual solução é a melhor para o que você ouviu no áudio, meninas que dividiam o quarto e estava tendo problemas com o fato de uma ser noturna e outra diurna;
- Ouvir sobre incêndios na floresta e depois dizer os dois pontos positivos deles citados no texto (sim, eles existem);
-
-
No geral são perguntas fáceis, até ridículo pensar que não consegui responder direito nem as primeiras perguntas. O pior é sair de lá respondendo mentalmente todas as perguntas direitinho.

Writing: 
São dois textos pra escrever, um eu li e ouvi sobre um mesmo assunto e tive que relacionar os dois do jeito que a pergunta te direciona e no outro tive que dar minha opinião sobre o tópico dado.
No primeiro eu escrevi perto de 200 palavras e no segundo perto de 300. Eles dizem que o ideal é um pouco mais que isso em ambos ou textos. De qualquer jeito, o nervosismo subitamente passou e eu pude escrever razoavelmente tranquila meus textos. 20 minutos pro primeiro texto e 30 pro segundo. Não dá pra pensar muito, tem que sair escrevendo mesmo, mas dá pra fazer isso num ritmo tranquilo, escrevendo com calma.
Tópicos:
- descoberta de uma moeda de prata Européia na América do Norte datando de alguma época longe que não lembro. O texto dizia que era uma evidência falsa e o áudio defendia ser verdadeira. Eu tive que escrever os motivos pelos quais o áudio considerava uma evidência verdadeira;
- Opinião sobre como as crianças com pais muito ocupados deveriam gastar seu tempo, se divertindo com jogos e esportes ou com deveres escolares;
Aqui tomei bastante cuidado com tempos verbais e escolha de palavras, segunda pior parte pra mim, mas de longe mais fácil que o speaking.


Então, ficou enorme, se você leu até aqui você está realmente interessado, hahaha. Minha dica geral é se familiarizar com o tipo de prova, eu li tudo que eu podia sobre o assunto pra não ser surpreendida na hora, funcionou no quesito "saber como a prova funciona" e ajudou bastante a organizar o tempo e saber o que esperar. Estude! Treine! O modelo é realmente o mesmo. Foi exatamente o que eu esperava (tirando meu surto no speaking...).

Espero que tenha sido útil, daqui a dez dias ponho meu resultado :)





quarta-feira, 23 de outubro de 2013

3,2,1... Valendo!

Ontem meu histórico escolar chegou (bem antes do prazo, obrigada CEFET), daí só queria chegar em casa pra escanear logo, passar pra pdf e enviar. Mas cheguei tarde e não sabia fazer nada disso (deficiência tecnológica é tenso, hahahahah). Acabou que meu pai levou pro trabalho pra fazer isso pra mim e me enviou hoje de manhã por e-mail, obrigada papai :)

Aí hoje enviei meu formulário de inscrição. Depois de ler e reler mil vezes e conferir mais uma só pra garantir, eu tomei coragem pra enviar. Agora está oficialmente valendo.

Assim que eu chegar na faculdade vou lá no departamento pra deixar minha ficha :)
Lá no CEFET é assim que funciona: a gente tem que preencher uma ficha declarando que leu o edital e dizendo seu CR, carga horária cursada e outras informações, mas isso depende de cada faculdade.

Daqui em diante é esperar ser homologada pela faculdade e estudar pro TOEFL e IELTS (também é bom fazer minha parte, né?)

Prazo de inscrições: 16/10/2013 - 29/11/2013
Prazo exclusivo pro envio do teste de proficiência: até 23/12/2013 (vai abrir um link, assim que as inscrições fecharem, porque antes não é necessário né. Esse link vai estar na página do CsF/UK, naquele lugar onde tem o texto da chamada e o formulário de inscrição, e lá vamos poder anexar o teste e enviar).

sábado, 19 de outubro de 2013

Foi dada a largada oficialmente!

As inscrições pro CsF estão oficialmente abertas! UHUUUL!

Já dei entrada no meu histórico escolar, já imprimi e semi preenchi minha ficha de inscrição lá no CEFET (minha faculdade aqui no Rio) e também já está tudo salvo bonitinho no site do CsF.

Estive pesquisando sobre as unis lá do UK usando a lista do edital passado e já estou maluca com a minha indecisão, hahahahaha. Queria muuito tentar Londres, mas estou me apaixonando por unis lá do outro lado do UK, tipo Glasgow! Gente, a faculdade é igualzinha a Hogwarts (!!!), quem nunca quis uma "Offer" de Hogwarts?! Eu surtada maluca apaixonada enlouquecida, que gosto muito de Harry Potter, sempre quis pelo menos *-*
Pois bem, Glasgow fica lááá na Escócia, beeem longe da minha tão querida Londres mas pelo menos a cidade é linda e poderei beber o verdadeiro 'Scotch' o ano inteiro. O resumo da ópera é que agora estou considerando sério colocar a University of Glasgow como uma das minhas opções, isso se não acabar em primeiro.

Ansiedade resume.

~~ Atualizando 12/08/2014: Como o novo edital já deve estar pra abrir e tem muita gente com dúvidas, resolvi escrever mais detalhadamente como é essa primeira fase :)

Essa primeira fase de inscrições se divide em duas parte: as inscrições no site do CsF e as inscrições na sua IES (sua faculdade aqui no Brasil). Tanto o CNPq, quanto sua IES devem te homologar, sendo que a primeira é por parte da IES. Ou seja, pesquise na sua uni o que deve ser feito, pois cada IES tem sua própria maneira de organizar essa homologação e também podem ter seus próprios pré requisitos! A minha, por exemplo, homologa todos que estiverem dentro dos requisitos do edital e que tiverem cr maior que 6.0, mas tem uni que tem sua própria seleção interna.

Além disso, o CNPq também terá que te homologar. É nessa fase que acontece o primeiro corte. Todos que não enviaram os docs a tempo, quem não tem os pré requisitos, quem se inscreve mas não é de uma das áreas prioritárias, quem não foi homologado pela respectiva IES.. Todas a irregularidades são cortadas aqui. Além disso, também é aqui que ocorre o desempate caso seja preciso. Mas até hoje todos que estavam certinhos nos requisitos passaram dessa fase (até porque eles não podem sair cortando alunos e só deixar passar a quantidade referente ao número de vagas, porque sempre tem desistências e atrasados que perdem os prazos e etc. Aí ia acabar sobrando vagas. Esse foi meu ponto de vista). Depois disso, sai uma lista dos pré aprovados. Se você está nela, é só aguardar contato por e-mail com os próximos passos, que vai ser a inscrição no portal UUK.

Então, vamos aos requisitos!

- Ter ENEM a partir de 2009 com mínimo de 600 pontos (média aritmética das 5 notas, soma e divide tudo por 5)(eles tem acesso direto a essa informação! Não precisa ser anexado e nem preenchido em momento nenhum na inscrição).
- Ter no mínimo 20% e no máximo 90% do curso concluído NA DATA PREVISTA PRA VIAGEM;
- Cursar uma das áreas prioritárias do programa;
- Ter teste válido de proficiência da língua estrangeira com os mínimos pedidos (nesse próprio edital vão ser aceitos o IELTS e o PTE).

Além disso, iniciações científicas, premiações na área acadêmica e olimpíadas contam pontos, mas somente na hora do desempate, caso ocorra (lembrando que o primeiro critério de desempate é a nota do ENEM, depois ic/premiações/olimpíadas e depois a nota no teste de proficiência).

Nessa fase de inscrições no site também é necessário anexar alguns docs para finalizar a inscrição. São eles:

- Histórico escolar (em português e o mais atualizado possível);
- Teste de proficiência;
- Comprovante de ic/premiações/olimpíadas.

Sobre a data pra anexar o IELTS/PTE, só posso dizer que no meu edital nós tivemos um tempo extra pra anexar. A gente pôde mandar a inscrição sem o comprovante, e depois abriu um link, também na página do CsF, para que a gente pudesse anexar. Foi um mês de tempo extra, mais ou menos.

Uma coisa que me perguntam muito é a quantidade de vagas. A questão é que eles nunca liberam quantas vagas tem, na verdade. Tudo que ficamos sabendo é o número de inscritos, quantos foram pré selecionados (a gente contou mais ou menos, olhando a lista) e quantas bolsas foram concedidas no final do processo. No meu edital foram 4263 inscritos, aproximadamente 2800 pré aprovados (54 nomes por página em 52 páginas de arquivo) e 2659 bolsas concedidas.

Pontos importantes:

- Se inscrever no site do CsF e na sua IES (isso geralmente acontece meio que ao mesmo tempo);
- Para se inscrever no site você vai ter que fazer um Currículo Lattes antes (calma, tudo vai ser direcionado lá no site), mantenha sempre, SEMPRE, atualizado! Principalmente seu e-mail e endereço completo. O CNPq pega todas as suas informações lá ao longo do processo todo;
- Ficar de olho nos prazos e entregar os documentos a tempo!
- Tenha o edital como um deus, leia e preste bastante atenção em tudo que está lá. As coisas mudam e sempre podem aparecer procedimentos novos.
- Os grupos do Facebook ajudam muito :)


Sim, vai ser um processo tenso, vão ter imprevistos, o cronograma vai atrasar (vide resto do blog, tá tudo registrado, hahaha). Mas olha, vale a pena! No final, é tudo lindo, só coisas maravilhosas e a ansiedade gostosa de planejar a mudança :D ~~


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Background

Oi pessoas :)

Acabei que fiz minha inscrição pra o TOEFL também. Fiquei muito preocupada com a data do IELTS e com medo de não conseguir entregar os resultados a tempo. Marquei pro dia 09/11.

Ainda espero que o resultado do IELTS chegue a tempo, sinto que vou acabar indo melhor nele, mas se não der, nada de pânico, agora tenho uma outra opção. 

Isso significa que agora terei minha experiência nos dois exames para contar depois :)

Obs.: Só pra deixar registrado o quanto eu estou nervosa pra essas provas. Apesar de estar quase me formando na Cultura Inglesa, não me sinto nada segura. O que só é agravado pelo fato de ter tanta coisa importante envolvida. 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Foi dada a largada!

Oi pra você que tá aí lendo :)

O propósito do blog é escrever sobre o processo do CsF, sem muuuitos detalhes, só pra vocês terem um parâmetro de datas e acontecimentos, e o que eu achar mais importante vou tentar dar uma atenção especial. Além disso, pretendo escrever também sobre minha vida lá no UK (pensamento positivo!)

Pra começar, ontem dei o primeiro passo dessa saga que se inicia. Me inscrevi para fazer a prova IELTS. Ela está marcada para o dia 07/12/2013, uma data que não me deixou nada feliz visto que o edital deve abrir agora na segunda quinzena de outubro e ainda não sei as datas exatas das etapas que estão por vir. E se abrir nessa data, baseado nos últimos editais, devo ter dois meses para enviar o resultado do teste de inglês, o que faz meu prazo ficar apertado (isso sendo otimista). A questão é que só tinham 3 datas possíveis, dia 26/10 (muuuuito em cima e junto com as P1s da faculdade), dia 09/11 (perfeito, porém já estava lotado) e dia 07/12 (era isso ou nada...).

Então, já estou eu aqui surtando e o negócio mal começou, já viram a saga né... hahahahah.

Agora, o porque da minha escolha pelo IELTS e não pelo TOEFL: foi pura e simples simpatia. Minha professora da Cultura até me indicou fazer o TOEFL (por ela achar mais fácil), mas lendo sobre os exames e vendo os modelos de prova acabei gostando mais do IELTS. Pra mim, fazer a parte do speaking com alguma pessoa real me pareceu bem melhor do que ter que ouvir uma gravação e responder pro além enquanto outras pessoas estão fazendo o mesmo (isso significa tentar ouvir enquanto outros falam). Mas gosto é gosto, tem pessoas que acham o TOEFL mais fácil e pessoas que acham o IELTS mais fácil. Minha dica é pesquisar sobre os dois e ver qual te agrada mais. (Outra coisa que dizem, mas não sei se isso é realmente real, é que por ser no Reino Unido as faculdades preferem o teste britânico (IELTS) e as notas exigidas são menores em relação ao TOEFL, que sai perdendo na hora de converter as notas.) 
Assim que eu fizer minha prova eu escrevo sobre a experiência :)

Pretendo ir escrevendo de acordo com os acontecimentos relevantes.