sábado, 9 de novembro de 2013

TOEFL

Hoje foi minha prova do TOEFL, estou aqui para contar minha terrível experiência. Lembrando que isso é muito pessoal, vai de cada um.

Ok, em geral é uma prova bem fácil se você pensar friamente, fácil mesmo. Pena que a parte do 'friamente' não se aplica a mim, já que fico muuuito nervosa em provas.

Time, time, time... i hate it.

Vamos por partes:

Reading: 
Em geral essa parte foi bem tranquila, três textos grandes sobre assuntos que eu nunca tinha lido na vida.
Tópicos:
- Espécie de peixe que evoluiu para o primeiro animal terrestre;
- Um tipo de "cobertura" do fundo do mar (tipo uma grama marinha);
-
O que eu fiz:
No primeiro texto segui o que o livro que eu estava usando pra estudar ensinou, ler a primeira frase dos parágrafos e primeira e última da conclusão e passar o olho no resto. Acabou que eu li duas vezes o texto, porque quando você vai fazer as questões aparece uma setinha pra indicar sobre qual parágrafo a pergunta se refere. Então nos outros dois textos eu pulei para as perguntas direto e fui lendo de acordo com as perguntas. Achei tranquilo e funcionou pra mim.
Olha, fiquei tão complexada com essa história de fazer rápido que sobraram quase 8 minutos no final pra dar uma revisada. Resolvi refazer a última questão de cada texto (essas valem mais).
Importante lembrar que nessa parte você pode ir e voltar nas questões o quanto quiser.

Listening:
Foram três partes, em cada parte eu ouvi uma conversa (aluno e professor) e duas aulas sobre diferentes assuntos. Então acaba que são três conversas e seis aulas ao todo. São 10 minutos para responder cada parte, somando 30 minutos. Eles não contam o tempo enquanto você está ouvindo. Senti que a dificuldade aumentava a cada parte e também achei as conversas muito mais fáceis de entender do que as aulas. Mas no geral é tranquilo de entender. A dificuldade que eu tive nessa parte foi a de me manter concentrada até o fim, porque os assuntos nem sempre foram interessantes pra mim.
Tópico das conversas:
- Pesquisa sobre o comportamento dos alunos na biblioteca;
- Exposição dos trabalhos de arte dos alunos;
- Grupo de culinária no campus;
Tópico das aulas:
- Nanotecnologia para criar uma proteção hidrofóbica;
- Características do anfiteatro grego;
- Aurora Boreal;
- Construção de barragens;
-
-
Nessa parte não tem muito o que fazer, ouvir e responder as questões, lembrando que elas não voltam... É permitido fazer anotações, fiz algumas, mas no geral preferi usar a boa e velha memória curta. O tempo deu certinho pra mim, sobraram alguns segundos de cada parte só.

Speaking:
Meu terror, minha desgraça e o que vai fazer eu não conseguir a pontuação suficiente e ficar dependendo totalmente do IELTS (minha esperança agora).
Sempre foi minha parte fraca se tratando de inglês, porque sou muito tímida e tenho muito medo de falar besteira, então fico tentando pensar no que seria certo ao mesmo tempo que tenho que falar e tal... Nunca dá certo, eu sei. Além de tudo meu nervosismo não colabora. E TEM UM CRONÔMETRO NA SUA CARA TE MOSTRANDO SEU TEMPO ACABANDO ENQUANTO VOCÊ SE ENROLA PRA FALAR. Simplesmente esse método não funcionou pra mim, falar não é exatamente minha melhor habilidade, mas do jeito que eu fui eu não sou não... Eu não conseguia terminar uma frase de tanto nervoso. Foi horrível e estou muito decepcionada comigo mesma por ter sido tão afetada pelo nervosismo assim.
Tópicos:
- Trabalho que você já teve ou gostaria de ter;
- Opinião sobre se as crianças devem aprender a escrever normalmente ou se devem aprender a digitar;
- Dizer qual solução é a melhor para o que você ouviu no áudio, meninas que dividiam o quarto e estava tendo problemas com o fato de uma ser noturna e outra diurna;
- Ouvir sobre incêndios na floresta e depois dizer os dois pontos positivos deles citados no texto (sim, eles existem);
-
-
No geral são perguntas fáceis, até ridículo pensar que não consegui responder direito nem as primeiras perguntas. O pior é sair de lá respondendo mentalmente todas as perguntas direitinho.

Writing: 
São dois textos pra escrever, um eu li e ouvi sobre um mesmo assunto e tive que relacionar os dois do jeito que a pergunta te direciona e no outro tive que dar minha opinião sobre o tópico dado.
No primeiro eu escrevi perto de 200 palavras e no segundo perto de 300. Eles dizem que o ideal é um pouco mais que isso em ambos ou textos. De qualquer jeito, o nervosismo subitamente passou e eu pude escrever razoavelmente tranquila meus textos. 20 minutos pro primeiro texto e 30 pro segundo. Não dá pra pensar muito, tem que sair escrevendo mesmo, mas dá pra fazer isso num ritmo tranquilo, escrevendo com calma.
Tópicos:
- descoberta de uma moeda de prata Européia na América do Norte datando de alguma época longe que não lembro. O texto dizia que era uma evidência falsa e o áudio defendia ser verdadeira. Eu tive que escrever os motivos pelos quais o áudio considerava uma evidência verdadeira;
- Opinião sobre como as crianças com pais muito ocupados deveriam gastar seu tempo, se divertindo com jogos e esportes ou com deveres escolares;
Aqui tomei bastante cuidado com tempos verbais e escolha de palavras, segunda pior parte pra mim, mas de longe mais fácil que o speaking.


Então, ficou enorme, se você leu até aqui você está realmente interessado, hahaha. Minha dica geral é se familiarizar com o tipo de prova, eu li tudo que eu podia sobre o assunto pra não ser surpreendida na hora, funcionou no quesito "saber como a prova funciona" e ajudou bastante a organizar o tempo e saber o que esperar. Estude! Treine! O modelo é realmente o mesmo. Foi exatamente o que eu esperava (tirando meu surto no speaking...).

Espero que tenha sido útil, daqui a dez dias ponho meu resultado :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário