quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Resultado TOEFL

Dia 19 saiu meu resultado do TOEFL, exatamente 10 dias corridos depois de eu ter feito a prova.

Resultados:
Reading: 21
Listening: 17
Speaking: 15
Writing: 15
Total: 68

Então, fiquei extremamente surpresa com meu 15 no speaking, porque, como eu disse no outro post, eu fui muuuito mal. Beleza, não vou pra lugar nenhum com essa nota, mas era mais do que eu esperava e me fez ficar mais confiante pra arrasar no IELTS. Esperava um pouquinho mais no listening e no writing, partiu estudar mais pro IELTS.

Notas mínima desse edital pro TOEFL:
Direto: 72 com mínimo de 18 R 17L 20S 17W.
PSE: 62 com mínimo de 8R 12L 17S 14W (3 ou 6 meses dependendo da pontuação).

É isso, ainda bem que tenho outra chance :)
Foca no 6,0 em cada banda (o mínimo sem PSE é 5,5).

sábado, 9 de novembro de 2013

TOEFL

Hoje foi minha prova do TOEFL, estou aqui para contar minha terrível experiência. Lembrando que isso é muito pessoal, vai de cada um.

Ok, em geral é uma prova bem fácil se você pensar friamente, fácil mesmo. Pena que a parte do 'friamente' não se aplica a mim, já que fico muuuito nervosa em provas.

Time, time, time... i hate it.

Vamos por partes:

Reading: 
Em geral essa parte foi bem tranquila, três textos grandes sobre assuntos que eu nunca tinha lido na vida.
Tópicos:
- Espécie de peixe que evoluiu para o primeiro animal terrestre;
- Um tipo de "cobertura" do fundo do mar (tipo uma grama marinha);
-
O que eu fiz:
No primeiro texto segui o que o livro que eu estava usando pra estudar ensinou, ler a primeira frase dos parágrafos e primeira e última da conclusão e passar o olho no resto. Acabou que eu li duas vezes o texto, porque quando você vai fazer as questões aparece uma setinha pra indicar sobre qual parágrafo a pergunta se refere. Então nos outros dois textos eu pulei para as perguntas direto e fui lendo de acordo com as perguntas. Achei tranquilo e funcionou pra mim.
Olha, fiquei tão complexada com essa história de fazer rápido que sobraram quase 8 minutos no final pra dar uma revisada. Resolvi refazer a última questão de cada texto (essas valem mais).
Importante lembrar que nessa parte você pode ir e voltar nas questões o quanto quiser.

Listening:
Foram três partes, em cada parte eu ouvi uma conversa (aluno e professor) e duas aulas sobre diferentes assuntos. Então acaba que são três conversas e seis aulas ao todo. São 10 minutos para responder cada parte, somando 30 minutos. Eles não contam o tempo enquanto você está ouvindo. Senti que a dificuldade aumentava a cada parte e também achei as conversas muito mais fáceis de entender do que as aulas. Mas no geral é tranquilo de entender. A dificuldade que eu tive nessa parte foi a de me manter concentrada até o fim, porque os assuntos nem sempre foram interessantes pra mim.
Tópico das conversas:
- Pesquisa sobre o comportamento dos alunos na biblioteca;
- Exposição dos trabalhos de arte dos alunos;
- Grupo de culinária no campus;
Tópico das aulas:
- Nanotecnologia para criar uma proteção hidrofóbica;
- Características do anfiteatro grego;
- Aurora Boreal;
- Construção de barragens;
-
-
Nessa parte não tem muito o que fazer, ouvir e responder as questões, lembrando que elas não voltam... É permitido fazer anotações, fiz algumas, mas no geral preferi usar a boa e velha memória curta. O tempo deu certinho pra mim, sobraram alguns segundos de cada parte só.

Speaking:
Meu terror, minha desgraça e o que vai fazer eu não conseguir a pontuação suficiente e ficar dependendo totalmente do IELTS (minha esperança agora).
Sempre foi minha parte fraca se tratando de inglês, porque sou muito tímida e tenho muito medo de falar besteira, então fico tentando pensar no que seria certo ao mesmo tempo que tenho que falar e tal... Nunca dá certo, eu sei. Além de tudo meu nervosismo não colabora. E TEM UM CRONÔMETRO NA SUA CARA TE MOSTRANDO SEU TEMPO ACABANDO ENQUANTO VOCÊ SE ENROLA PRA FALAR. Simplesmente esse método não funcionou pra mim, falar não é exatamente minha melhor habilidade, mas do jeito que eu fui eu não sou não... Eu não conseguia terminar uma frase de tanto nervoso. Foi horrível e estou muito decepcionada comigo mesma por ter sido tão afetada pelo nervosismo assim.
Tópicos:
- Trabalho que você já teve ou gostaria de ter;
- Opinião sobre se as crianças devem aprender a escrever normalmente ou se devem aprender a digitar;
- Dizer qual solução é a melhor para o que você ouviu no áudio, meninas que dividiam o quarto e estava tendo problemas com o fato de uma ser noturna e outra diurna;
- Ouvir sobre incêndios na floresta e depois dizer os dois pontos positivos deles citados no texto (sim, eles existem);
-
-
No geral são perguntas fáceis, até ridículo pensar que não consegui responder direito nem as primeiras perguntas. O pior é sair de lá respondendo mentalmente todas as perguntas direitinho.

Writing: 
São dois textos pra escrever, um eu li e ouvi sobre um mesmo assunto e tive que relacionar os dois do jeito que a pergunta te direciona e no outro tive que dar minha opinião sobre o tópico dado.
No primeiro eu escrevi perto de 200 palavras e no segundo perto de 300. Eles dizem que o ideal é um pouco mais que isso em ambos ou textos. De qualquer jeito, o nervosismo subitamente passou e eu pude escrever razoavelmente tranquila meus textos. 20 minutos pro primeiro texto e 30 pro segundo. Não dá pra pensar muito, tem que sair escrevendo mesmo, mas dá pra fazer isso num ritmo tranquilo, escrevendo com calma.
Tópicos:
- descoberta de uma moeda de prata Européia na América do Norte datando de alguma época longe que não lembro. O texto dizia que era uma evidência falsa e o áudio defendia ser verdadeira. Eu tive que escrever os motivos pelos quais o áudio considerava uma evidência verdadeira;
- Opinião sobre como as crianças com pais muito ocupados deveriam gastar seu tempo, se divertindo com jogos e esportes ou com deveres escolares;
Aqui tomei bastante cuidado com tempos verbais e escolha de palavras, segunda pior parte pra mim, mas de longe mais fácil que o speaking.


Então, ficou enorme, se você leu até aqui você está realmente interessado, hahaha. Minha dica geral é se familiarizar com o tipo de prova, eu li tudo que eu podia sobre o assunto pra não ser surpreendida na hora, funcionou no quesito "saber como a prova funciona" e ajudou bastante a organizar o tempo e saber o que esperar. Estude! Treine! O modelo é realmente o mesmo. Foi exatamente o que eu esperava (tirando meu surto no speaking...).

Espero que tenha sido útil, daqui a dez dias ponho meu resultado :)