quinta-feira, 10 de julho de 2014

Money - A parte burocrática

Então gente, hoje vim falar sobre a parte chata de ter "tanto dinheiro" e como funciona toda essa parte pra nós do CsF.

O CNPq faz dois tipo de pagamentos pra gente, o do "DilmaCard" e o depósito no nosso banco aqui no Brasil.

- "DilmaCard"- Onde a gente recebe nossas mensalidades de 3 em 3 meses direto em Libras, sem taxa/cobranças/burocracias. Funciona como um cartão de débito, CNPq deposita e é só usar enquanto tem dinheiro. Existe um cronograma pra esses pagamentos, por exemplo, em Julho a gente recebe as parcelas referentes a Agosto/Setembro/Outubro, e por aí vai, tem uma tabelinha pra isso. Quando a vigência da bolsa não abrange todos os 3 meses do grupo de pagamentos, a gente recebe a fração. Por exemplo, minha vigência é Setembro, então eu só recebo o valor referente a Setembro/Outubro e não a Agosto, já que não vou estar lá ainda. ~~ Atualizando 25/07/2014: Na verdade todos recebem de 3 em 3 meses mesmo, independente do cronograma pré estabelecido. Por exemplo, eu que sou de Setembro recebi Set/Out/Nov e o segundo pagamento será de Dez/Jan/Fev, quem vai em Outubro recebe Out/Nov/Dez e depois Jan/Fev/Mar, sempre de 3 em 3 meses! O cronograma que eles tem é só uma base, mas cada um terá sua própria folha de pagamento. Essa informação foi confirmada essa semana pelo CNPq. ~ ~ Sendo que o CNPq erra, paga a mais, paga a menos, paga errado... Enfim... Mas ele corrige o erro depois, não ache que se deu bem porque recebeu a mais, o CNPq vai com certeza perceber e descontar depois. O valor da bolsa é 420 Libras (+400 Libras se for cidade de alto custo), então recebemos 1260 Libras (2460 Libras) de uma vez, e é bom a gente se controlar, hahahahaha.

- Sua conta no Brasil - Aqui no Brasil a gente recebe todos os auxílios de uma vez só, em Libras convertidas pra Reais. Meus valores arredondados para a Libra valendo 3,78:

  • Passagem (ida)(único em dólar) -1700,00 Dólares ou 1012,70 Libras ou 3828,00 Reais; 
  • Auxílio Instalação - 1320,00 Libras ou 4989,60 Reais; 
  • Seguro Saúde - 1080,00 Libras ou 4082,40 Reais; 
  • Auxílio Material - 1000,00 Libras ou 3780,00 Reais. 
E aqui que entra o problema, uma parte desse dinheiro você vai gastar aqui mesmo, mas vai sobrar. E o que fazer pra levar esse dinheiro que sobrar pro UK? Além da cotação péssima em que a gente recebe ainda tem as burocracias e taxas dos diferentes métodos de se levar dinheiro pro exterior. Tenho pesquisado e vou dizer algumas maneiras pra vocês, mas não me responsabilizo por informações erradas, aconselho que pesquisem bem e confirmem qualquer informação :)

Os valores a seguir estão sujeitos a flutuação cambial.

- Saque Banco do Brasil na agência de Londres: Se você é correntista do BB aqui no Brasil (conta corrente, universitária ou não) você pode sacar dinheiro da sua conta na agência de Londres, direto em Libras, na boca do caixa (com uma pessoa lá no caixa). A cotação costuma ser a melhor de todas, está em torno dos 3,80-3,90 e você só paga uma taxa de 1,5% do valor para sacar, sendo que o mínimo é 15 Libras e o máximo 30 Libras. Não há taxa de IOF! É só chegar lá com seu cartão e um documento de identificação brasileiro (id ou passaporte), preencher um formulário de saque e receber seu dinheiro, super simples. É recomendado que se avise com antecedência o valor do saque, mas não conheço ninguém que tenha feito isso e mesmo assim todo mundo sacou sem problemas. Obs.: Habilitar seu cartão para uso internacional! Obs2.: Limite diário de 9999,99 Reais. Obs3.: Eles falam português lá :) Esse método pra quem está em Londres ou nas proximidades é perfeito, mas pra quem está em cidades mais afastadas é algo a se pensar. Lembrando que a maioria dos voos chega ao UK por Londres, então leve isso em consideração se você só quer fazer um único grande saque, da pra aproveitar antes de ir pra sua cidade. ~~ Atualizando 07/08/2014: Parece que as taxas vão mudar a partir do dia 09/Set. A taxa vai passar de 1.5% para 1.8% e não vai ter limite, que antes era de 30 Libras. Então, façam as contas e vejam se vale a pena.~~ 

- Conta Premium HSBC: Esse tipo de conta permite que você tenha até 5 contas pelo mundo e que você faça transferência entre elas sem cobrança de taxas. Na teoria, você abre uma conta dessas aqui no Brasil antes de ir, bota seu dinheiro nela e chegando no UK você tem direito a abrir uma outra conta lá, sem tarifas nem nada, porque você já tá pagando aqui no Brasil. Aí você pode fazer transferências entre as duas contas pelo internet banking (tem um limite, mas é ótimo e perfeito pra nossa quantidade de dinheiro). A cotação gira em torno de 3,90 e a taxa de serviço para manter a conta é de 63,00 Reais por mês. Se você pretende receber dinheiro de familiares ao longo do ano ou quer mexer no seu próprio dinheiro, além de transferir o dinheiro que sobrou, essa é uma ótima opção, porque é só fazer depósito aqui no Brasil que você pode transferir pra lá. A questão de abrir essa conta é que eles tem que aprovar, normalmente essa conta é aberta pra pessoas com renda acima de 10000,00 Reais, coisa que nós bolsistas não temos, eu não tenho pelo menos, hahahaha. Meu pedido está em análise, eles estão avaliando a carta de benefícios. Tomara que eles aprovem, apesar de eu achar difícil. 

- SWIFT: Esse é o nome dado para as transferências internacionais, pode ser feito por bancos ou por empresas de câmbio. Nesse método o banco/empresa transfere dinheiro para sua conta no UK, que pode ser de qualquer banco. Pelo que eu vi, não vale nem um pouco a pena fazer essa remessa por bancos, não vale mesmo! As taxas são absurdas de impraticáveis! (A não ser casos específicos com a do HSBC citada acima). Sobre as empresas de câmbio, existem algumas no mercado que podem fazer esse tipo de remessa, eu procurei pela Rating Cambio, que tem taxas exclusivas pro CsF (pode ser que outras sejam até mais vantajosas ou que também tenham acordos com alunos do CsF, mas não cheguei a procurar). O SWIFT pela Rating Cambio funciona assim: Você se cadastra e manda os docs necessários, a partir daí você já pode usar os serviços da empresa. Você transfere (não pode ser depósito) dinheiro da sua conta no Brasil pra conta deles no Brasil (eles tem contas nos principais bancos, então é fácil) e manda o comprovante por e-mail junto com as informações da sua conta no UK, aí eles te mandam um e-mail com a confirmação e os valores finais. Essa operação gera um contrato, que você recebe também por e-mail e tem que assinar e mandar de volta por e-mail (por e-mail e por correio caso seja um valor acima de 1800,00 Libras). Depois do recebimento desse doc é liberada a transferência e em até dois dias úteis você recebe o dinheiro na sua conta do UK. Essa transação gera um comprovante que também é enviado pra você por e-mail. A cotação depende do valor a ser transferido, para valores altos ontem estava 3,91, uma boa cotação. Eles cobram uma taxa de 25 Reais pra realizar o SWIFT. Lembrando que também é cobrado 0,38% de IOF nesse tipo de transferência. Esse método pela Rating é um tiquinho burocrático, mas achei as taxas ótimas, então acho que vale a pena pra remessas únicas de valores altos.

- Western Union: Empresa que manda dinheiro para alguém no exterior, mas não é necessário ter uma conta fora. Essa transferência é feita por meio de um código e não pode ser feita por você mesmo. Atrelado ao BB, ao Bradesco ou à empresas de câmbio. Alguém vai a um agente aqui no Brasil e pede o envio de determinada quantia, é gerado um código e a pessoa no exterior vai ao agente mais próximo com documento de identificação e esse código, aí é liberado o dinheiro. As taxas variam de acordo com a quantia, mas sei que é bom pros pais mandarem dinheiro pra você no UK e é liberado na hora. 

- Levar em Cash: Além do risco de andar com esse dinheiro todo a cotação que as casas de câmbio praticam aqui no Brasil é horrível, porque é usada a cotação de turismo e não a comercial. A maioria está cobrando em torno de 4,00. Sendo que a melhor que eu já vi foi o BB do galeão vendendo a 3,93, mas é bem incomum mesmo. Já vi até 4,17 por esses dias. Também sujeito ao IOF de 0,38%. Lembrando que é sempre bom levar um pouco em Cash, para os primeiros gastos e emergências.

- Sacar no exterior/cartão de crédito/cartão de débito/VTM e similares: Parou de valer a pena no momento em que todos esses métodos passaram a ter cobrança de 6,38% de IOF. Ainda são práticos e bons pra emergências, inclusive não aconselho a você sair do Brasil sem um cartão de crédito internacional, não que você vá usar (evite ao máximo), mas é bom pra qualquer sufoco. 

Conclusão: vamos perder dinheiro pelo método que for, já que recebemos com a cotação lá em baixo, a parada é perder menos, risos.

Então, esses são os métodos que eu conheço, inclusive ainda estou julgando o que vou fazer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário